top of page

QUEM FUMA, PODE FAZER RINOPLASTIA?

Atualizado: 2 de mar. de 2023

O cigarro assim como os cigarros eletrônicos conhecidos como ¨PODS¨ causam inflamação nas vias respiratórias e são responsáveis pelo aumento da incidência do câncer e outras doenças.


Há vários fatores que justificam a necessidade de parar de fumar antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico. O tabagismo aumenta os riscos de complicações durante e após a cirurgia, principalmente no aparelho respiratório.


No caso da rinoplastia, a mucosa nasal fica muito mais sensível durante o pós-operatório.

Mesmo quem não deseja parar de fumar totalmente, é importante interromper o tabagismo no período pré-operatório para, assim, reduzir possíveis complicações e garantir melhores resultados.


Em média, a recomendação é que a abstinência de cigarro inicie quatro semanas antes do procedimento. Este período é suficiente para restaurar os níveis de vitamina C e colágeno no organismo e, com isso, melhorar a resposta celular inflamatória. Por este mesmo motivo, após o procedimento, é preciso ficar, pelo menos, de dois a quatro meses depois da cirurgia para melhorar a cicatrização e a consolidação óssea.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page