top of page

RINOPLASTIA E SUAS DIFERENTES TÉCNICAS DE INCISÃO

Atualizado: 23 de fev. de 2023

A rinoplastia consiste na junção de uma estrutura e uma cobertura. Para acessar a estrutura o cirurgião precisa de um caminho Onde possa preparar a estrutura e com a junção com a cobertura tenhamos o resultado. Equilibrar as forças de estrutura e cobertura são peças fundamentais para o resultado.


Rinoplastia Fechada:

Nesse estilo de abordagem as incisões são feitas dentro das narinas, chamadas de incisões marginais. Não há incisão na pele e sim na mucosa. As cicatrizes não são visíveis mas não permite todas as mudanças factíveis na técnica aberta além de ser mais difícil de ser ensinada.



Rinoplastia aberta:

É realizada através das incisões marginais na mucosa nasal associadas a incisão columelar (na pele entre as narinas). É a técnica preferida pelos cirurgiões atualmente por permitir melhor visualização e dar mais espaço para modificação das estruturas e colocação de enxertos.

Embora esse acesso envolva a realização de uma incisão na parte externa visível do nariz essas incisões geralmente cicatrizam bem e no nariz não há descrição de formação de queloide.



Septoplastia:

O procedimento pode ser usado para corrigir o desvio de septo, causador de problemas do fluxo de ar pelo nariz sem mudança estética. O septo é a estrutura que divide o nariz internamente nas metades esquerda e direita. Neste procedimento, são feitas incisões no revestimento interno do nariz para expor a cartilagem e os ossos subjacentes. Objetivo da cirurgia é melhora respiratória e em alguns casos, permitir mais espaço para serem feitas cirurgias de sinusite ou da base do crânio.

Comments


bottom of page