top of page

SOBRE ANESTESIA DA RINOPLASTIA

Atualizado: 2 de mar. de 2023

Qual anestesia é usada na rinoplastia?


A melhor indicação deverá ser realizada pelo cirurgião responsável e pelo anestesista. Qualquer tipo de ato anestésico necessita de exames e uma consulta médica pré-anestésica para tirar dúvidas, esclarecer qual tipo será utilizado, informar como é a preparação, quais as etapas e avaliar os riscos.


Cada vez mais torna-se comum o uso da anestesia geral durante cirurgias de rinoplastia devido aos benefícios associados com essa escolha. Essa opção proporciona quatro resultados:


  • analgesia (retirada a dor);

  • amnesia (perder a memória);

  • relaxamento muscular;

  • sedação (inconsciência).


Com isso, o paciente fica mais confortável durante todo o procedimento e o cirurgião tem mais segurança para executar a técnica. A anestesia geral permite melhor aspiração de sangue e secreções que podem se acumular na garganta durante a cirurgia, evitando um mal-estar posterior e protege de forma mais eficaz a sua via aérea.


Anestesia local


Outra forma de conduzir a questão é por meio da anestesia local com sedação para oferecer mais conforto ao paciente durante a realização do procedimento. Ainda que muitas pessoas acreditem que essa opção é mais segura, essa não é uma verdade absoluta.


O cirurgião em conjunto com anestesista também podem seguir com a anestesia local, associado a sedação dependendo da experiência e preferência de ambos. Além disso, algumas pessoas preferem esse tipo de anestesia por acreditarem que é mais segura do que a geral, porém isso não é uma verdade absoluta. Estudos sobre o tema indicam que os riscos de óbito relacionados à anestesia geral são de cerca de 0,001%, incluindo pacientes saudáveis e também aqueles com doenças graves associadas, como problemas cardíacos, hepáticos, pulmonares e outros.


Como a face é uma região sensível, a escolha do tipo de anestesia depende bastante da extensão das alterações desejadas pelo paciente e tempo de duração do procedimento.

A melhor opção de anestesia deverá ser feita pela equipe médica ao avaliar o quadro do paciente, entretanto, este pode informar ao cirurgião plástico responsável suas preferências. Na medida do possível, o médico dará atenção aos desejos do paciente, desde que não implique em riscos durante ou após a cirurgia.


O mais importante é que o paciente seja submetido a melhor técnica para seu caso, de forma individualizada.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page